terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Estudantes de Gastronomia representam o Brasil em competição internacional

Os estudantes do curso de Gastronomia da UnP, Warison Santos e Vandilson Santos, foram selecionados para uma competição internacional de Gastronomia, a "Laureate Culinary Cup Competition", e segunda-feira dia 24/01 embarcam para Kendall College.

Na seletiva nacional, o desafio da copetição era criar um cardápio (entrada, prato principal e sobremesa) que representasse a nossa gastronomia, contextualizando a história e a cultura brasileira. A partir daí, a dupla de estudantes criou pratos que misturam ingredientes da cozinha do Norte e do Nordeste do Brasil, com nomes e composição inspirados em nossa literatura.


Para representar o Brasil na competição mundial, Warison e Vandilson, venceram a seletiva nacional, que ocorreu em São Paulo nas instalações da Universidade Anhembi Morumbi, no dia 03 de dezembro. Coordenada pela professora Rosa Moraes, diretora de Hospitalidade e Gastronomia da Rede Laureate no país, o concurso teve como jurados chefs renomados, Chef Mara Salles (Restaurante Tordesilhas), Chef Mauricio Ganzarolli (Restaurante Bananeira), Chef Rosele Tejada (Restaurante Gardenia) e Chef Benny Novak (Restaurantes ICI, TAPPO e Dinner 2010).


A diretora do curso de Gastronomia da UnP, Profa. Annamaria Nóbrega, que acompanha os estudantes nesse desafio, falou: "O resultado da seletiva nacional veio a confirmar que estamos no caminho certo e que estamos dando aos nossos alunos condições de competitividade no mercado. Após passarmos por esta experiência, creio que estaremos mais preparados e amadurecidos para o mercado, principalmente, por se tratar de um mercado bastante competitivo".


O estudante Warinson Santos, falou sobre suas expectativas: "Desde a primeira seletiva meu psicológico foi a mil, até chegar em São Paulo onde realmente veio cair a ficha com uma frase dita pela Chef Mara Salles (Restaurante Tordesilhas): 'meninos vocês deram um banho de cultura, realmente amam o que fazem e carregam com orgulho a cultura do Brasile do Nordeste'. Isso pra mimm foi o ápice da viagem. E para Chicago a expectativa é grande e a ansiedade maior ainda. Espero que com isso possamos dar um 'up' na gastronomia Potiguar e sirva de incentivo para outros alunos, pois basta ter vontade e confiança para alcançar os sonhos".


"Vai ser maravilhoso poder representar meu país nos Estados Unidos. Não tem preço essa oportunidade de mostrar nossa diversidade ao mundo. É realmente um grande avanço para o Rio Grande do Norte estar envolvido numa competição de nível internacional e uma gratificação", disse o estudante Vandilson Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário