quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Festa de norte a sul do país pelo Dia do Nutricionista

O Brasil celebra neste 31 de agosto o Dia do Nutricionista, data marcada pela criação da Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN, em 1949. Os 61 anos de história são lembrados em dezenas de eventos de norte a sul que buscam não só homenagear o profissional, mas debater seu papel na luta pelo Direito Humano à Alimentação Adequada e na construção de um sistema de saúde de qualidade.

É uma festa especial, afirma a presidente da ASBRAN Marcia Fidelix, que deve ser compartilhada com toda a sociedade, “pois nossa ação ultrapassa as fronteiras do espaço clínico e da pesquisa e se projeta numa perspectiva social”.
Segundo a presidente, a categoria construiu ao longo das últimas décadas uma base sólida que marcou o crescimento não só dos cursos de Nutrição no país, mas também a abertura de novas especialidades, contribuindo para um aumento significativo de profissionais no mercado. “Entre 1995 e 2007 identificamos um aumento superior a 400% no número de cursos de Nutrição no Brasil, sendo no campo da saúde o segundo curso que mais cresceu. Além disso, atualmente 70% dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família implantados no Brasil contam com nutricionistas, o que mostra também o fortalecimento deste profissional na atenção básica”, avalia Marcia, ressaltando também o aniversário da ASBRAN.

Esta força será motivo de celebração em muitos municípios hoje (31) e durante toda a semana. A Associação será representada em algumas destas atividades por seus diretores.
No Rio de Janeiro, o­nde foi fundada a ASBRAN (na época ABN – Associação Brasileira de Nutricionistas), haverá uma Audiência Pública sobre o tema “O Compromisso do Nutricionista com o Direito Humano à Alimentação Adequada”, promovida pela Comissão de Segurança Alimentar da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj em parceria com o Conselho Regional de Nutricionistas – 4ª Região.

No Paraná a festa lembra também os 30 anos de criação do curso no Estado, em debate promovido pelo CRN-8 que acontece a partir das 19h no Centro de Convenções de Curitiba – Salão Iguaçu (Rua Barão do Rio Branco, 370). No Rio Grande do Sul, a Associação Gaúcha de Nutrição, o CRN-2 e o Sindicato dos Nutricionistas do RS – SINURGS realizam duas palestras com o tema Direito Humano à Alimentação é Lei: a prática do Nutricionista neste contexto, às 18h30 no IPA – Rua Joaquim Pedro Salgado, nº 80.

Ainda no sul, o CRN-10, junto com o­nselho Regional de Nutricionistas de Santa Cataria juntamente com o Sindicato dos Nutricionistas no Estado de Santa Catarina e a Associação Catarinense de Nutricionistas realizará nas cidades de Florianópolis, Jaraguá do Sul e Chapecó eventos para confraternização dos profissionais.

Do sul para o norte do país, a programação conta ainda com uma ação educativa do CRN-7 em supermercados até 1º de setembro. Já a Associação Sul-mato-grossense de Nutrição promove neste 31 de agosto o 1º Encontro dos nutricionistas de Dourados.
Em Salvador, a agenda começou cedo, logo no início do mês, com uma série de palestras programadas pelo CRN-5; Aracaju também realizou evento de integração de profissionais.
Ainda no Nordeste, ampla programação do CRN-6 incluiu eventos em Recife, João Pessoa, entre outras cidade. Em São Paulo e interior, o CRN-3 uniu-se ao Sesc e universidades para uma ação de utilidade pública, com atendimento à população no dia 27.

CRIAÇÃO DA ASBRAN E DIA DO NUTRICIONISTA
O Dia do Nutricionista, 31 de agosto, foi instituído em referência à data de criação da primeira associação da categoria, a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), no Rio de Janeiro, em 1949, que deu origem à Federação Brasileira de Nutrição (Febran) e, posteriormente, à atual Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). A ABN foi idealizada por Firmina Sant’Anna, sua primeira presidente e pioneira na chefia de um serviço de alimentação.
Em 24 de outubro de 1939, foi criado o primeiro curso de Nutrição do Brasil, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com duração de um ano. Em 1966, o período para a conclusão passou para três anos. Em 1972, o Ministério da Educação estabeleceu que tais cursos teriam a duração de quatro anos, divididos em oito semestres. A Lei nº 5.276, de 24 de abril de 1967, regulamentou a profissão do nutricionista. Em 20 de outubro de 1978, foi sancionada a Lei nº 6.583, que criou os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas com a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional. A instalação dos Regionais foi feita a partir de 1980.

EXPANSÃO DO MERCADO PROFISSIONAL

A criação do primeiro Programa Nacional de Alimentação e Nutrição, em 1972, impulsionou a criação dos cursos de Nutrição e o mercado de trabalho para os nutricionistas. A profissão se expandiu dos hospitais e Serviços de Alimentação da Previdência Social (SAPS) para efetivamente assumir as escolas, os restaurantes de trabalhadores, docência, indústria, marketing, nutrição em esportes, saúde suplementar, núcleos de assistência à saúde da família.

CONQUISTAS EM 2010

Os últimos meses foram marcados por importantes avanços para os nutricionistas brasileiros. Depois de comemorarem a promulgação da Emenda Constitucional (PEC) 047/2003, que inclui a alimentação entre os direitos sociais da Constituição Federal, em fevereiro, a categoria vibrou com o decreto que institui a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional assinado este mês pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tramitam ainda em fase final no Congresso também dois projetos que tratam da prática profissional, jornada e condições de trabalho dos nutricionistas e piso salarial.

Fonte:http://www.asbran.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário