Manter uma alimentação equilibrada é essencial para ter um bom rendimento nos vestibulares.
"O cérebro consome muita energia do corpo, acredite se quiser, ele é um órgão pequeno, mas gasta 30% da energia gasta diariamente. Um estudante que está focando a energia no cérebro vai gastar muito mais", explica a nutricionista Ana Cristina Wolf.
A nutricionista montou o cardápio ideal para quem enfrenta maratonas de estudo. No café da manhã: pão com ovo ou pão com presunto e queijo, uma xícara de café com leite ou iogurte, uma porção de fruta ou um copo de suco. No lanche, várias opções: bolacha com queijo branco e um copo de suco; barras de cereal ou biscoitos com iogurte. No almoço, carne ou peixe, acompanhado de arroz, feijão e salada. O lanche da manhã pode ser repetido à tarde. No jantar, sopa de legumes, macarrão com atum ou sardinha ou ainda sanduíches, de preferência com pão integral e salada.
O chocolate, que muitos alunos usam este método para conter a ansiedade na hora de uma prova, por exemplo, tem que ser na medida certa. Pesquisas comprovam que é eficaz, mas até 30 gramas por dia, porque mais do que isso pode comprometer o rendimento nos estudos. "O cérebro só vive com glicose, mas glicose demais vai colocar o estudante para dormir".Às vésperas do vestibular, o estudante Guilherme Calça só tem tempo para os livros; são dez horas de estudo por dia. "Às vezes, até eu esqueço que estou com fome porque eu acabo me distraindo, às vezes me empolgo com uma questão ou com a matéria".
A estudante Luana controla os horários para estudar e para comer. No almoço, prato colorido e no lanche, ela trocou o hambúrguer por uma fatia de queijo e de presunto de peru e o refrigerante por uma vitamina de frutas. "Nesse vestibular ela é nota dez".
Aprovada no teste da alimentação, ela espera confiante o dia do vestibular. "Tem que ir sempre em frente, pensar positivo e pronto, vai dar tudo certo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário