O objetivo é identificar a relação entre a formação acadêmica do nutricionista e seu alinhamento com as prioridades e definições estratégicas das políticas de saúde.
Na primeira fase do estudo serão analisados os projetos político-pedagógicos dos cursos e as ementas das disciplinas que compõem a área de saúde pública dos cursos de graduação. Posteriormente, serão realizadas entrevistas e grupos focais com coordenadores de graduação, professores e estudantes. A primeira fase cobrirá o universo de cursos de universidades públicas e privadas.
O OPSAN esclarece que todas as informações serão utilizadas exclusivamente para a realização da pesquisa e serão divulgadas apenas em análise agrupada. As instituições não serão identificadas individualmente, sendo garantido o anonimato. No momento estão sendo enviadas mensagens eletrônicas a todos os cursos para confirmação de endereços e manifestações de interesse em participar.
A CGPAN estimula que todos os coordenadores de cursos se disponham a participar e integrem essa iniciativa. Este é um dos caminhos para que a formação do nutricionista seja cada vez mais qualificada e à altura dos desafios que estão colocados para a prática profissional no âmbito do Sistema Único de Saúde. Caso você seja coordenador de curso ou tenha contato com algum coordenador estimule-o à participar e envie a comunicação de seu interesse para os endereços abaixo.
Contamos com a sua participação! Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional – OPSAN Universidade de Brasília – UnB curriculoopsan@unb.br www.unb.br/fs/opsan
Nenhum comentário:
Postar um comentário