quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Emater e UFRN orientam agricultores familiares sobre práticas de nutrição

A Emater-RN, através do escritório regional de Santa Cruz, Região do Trairi, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza nessa sexta-feira (20), com alunos do curso de nutrição, oficinas temáticas sobre nutrição e extensão rural.


O evento consiste na apresentação de trabalhos realizados pelos alunos, junto a agricultores familiares do município, desde o mês de agosto.A parceria entre Governo do Estado, por intermédio da Emater-RN, com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e UFRN visa proporcionar qualidade de vida aos agricultores familiares norte-rio-grandenses partindo da alimentação.


Segundo a extensionista rural da instituição, Kênya Oliveira, o objetivo do trabalho é informar as populações do meio rural sobre as boas práticas envolvendo toda a cadeia alimentar. As orientações, na teoria e na prática, vão desde o cultivo de plantas e criação de animais, até o alimento chegar à mesa das pessoas.Durante todo o período letivo, referente ao segundo semestre de 2009, extensionistas rurais da Emater-RN transferiram informações para os universitários que estudam no núcleo da UFRN em Santa Cruz. O foco do trabalho são duas ações desenvolvidos pela Emater-RN em todo o Estado: Projeto Agroindústria e o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (Compra Direta).

De acordo com as práticas utilizadas pela Emater-RN, os estudantes da UFRN em Santa Cruz produziram uma cartilha com informações, como uso de alimentos saudáveis, agrotóxicos e seus efeitos na saúde, nutrientes, rotulagem e embalagem dos produtos. O trabalho teve a orientação da nutricionista Dinara Lesley, do escritório regional da Emater em Currais Novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário