quarta-feira, 12 de maio de 2010

Segurança alimentar: ministros de 35 países debatem o tema em Brasília


Desta segunda até quarta-feira (10 a 12) acontece no Palácio do Itamaraty, em Brasília, o "Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural", evento que reúne 35 países africanos, além de Brasil, Jordânia e Timor Leste.

A abertura do encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira, com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diouf; e da diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Josette Sheeran.

Como parte da programação, na tarde desta segunda-feira o presidente Lula inaugura o Centro de Estudos Estratégicos e Capacitação em Agricultura Tropical, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Nesta terça-feira, 9 horas, o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato S. Maluf, participa do painel "A Segurança Alimentar e Nutricional na África e no Brasil", coordenado por Rômulo Paes, ministro em exercício do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Esse painel também terá a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Secretaria Especial da Pesca e Aquicultura, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Na manhã desta segunda-feira, o presidente Lula foi homenageado com o título de "Campeão Mundial na Luta Contra a Fome", concedido pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU e entregue na solenidade pela diretora do programa, Josette Sheeran. "Lula, você deu o que há de mais importante ao povo: esperança. O Brasil alcançou os objetivos do milênio", disse a diretora Sheeran.

"O Brasil demonstrou ao mundo que lutar contra a fome tem um significado econômico. O Fome Zero custa menos de 2% do orçamento nacional. Além disso, a luta contra a fome tem um sentido político positivo", disse ela . O título de "Campeão Mundial na Luta Contra a Fome" do PMA é entregue anualmente a lideranças que se destacam em combater a falta de alimentos no mundo. Entre os ganhadores anteriores do prêmio estão Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU e Robert Zoellick, presidente do Banco Mundial.

Agenda da programação

Serviço
Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural
Data: 10 a 12 de maio (segunda a quarta-feira)
Horário: 9h a 18h
Local: Palácio do Itamaraty - Esplanada dos Ministérios - Brasília (DF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário