quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
CONCURSO: Prefeitura Municipal de Anápolis /GO *
Remuneração: 1.363,05Carga Horária: 30 horas Período de inscrição: 28/11 a 28/12/10Taxa de inscrição: 90,00
MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE: http://ww2.funcab.org/index.asp?id=133
Curso: Nutrição Funcional: a chave para a Saúde e Beleza| VP São Paulo| VP São Paulo
• Fisiologia e Bioquímica do Sistema Epidérmico• Rotas de penetração dos Ativos Exógenos: Intercelular e Transcelular• Interferência do Meio Ambiente na Estética com ênfase na exposição solar• Contaminantes existentes nos produtos de uso externo de Higiene, Beleza e Estética, como: bronzeadores, protetores, shampoos, condicionadores, desodorantes, sabonete, cremes, óleos, perfumes, maquiagem e etc.• O impacto dos Contaminantes no Metabolismo Celular, incluindo alteração do pH sanguíneo• Cosméticos: O que há de inovação e suas conseqüências para a Saúde;• Rotas de Destoxificação: Fase I - Enzimas do Citocromo P450 e outras, Fase II - Rotas de Conjugação, Fase III – Sistema Glicoproteína-P; • Otimizando a destoxificação: Controle do pH dos alimentos e Estratégias nutricionais em prol da estética (alimentos, suplementos e fitoterápicos);• Pele: hidratação, estado de ressecamento, cor da pele, elasticidade, estado da superfície. O papel dos alimentos, suplementos e fitoterápicos;• Biometrologia Cutânea e sua aliança com a Nutrição Funcional;• Receitas de sucos, chás e outras preparações culinárias funcionais. • Tribunal Funcional: Participem ativamente no que funciona ou não de nutrientes, fitoquímicos e fitoterápicos na celulite, obesidade, acne e estrias;
Dra. Eliane Tagliari
Nutricionista Clínica Funcional, estética pós-graduada pelo CIDESCO INTERNACIONAL-SUIÇA, especialista em micro-correntes, oligoterapia, drenagem linfática, experiência profissional de 18 anos na área de Estética Terapêutica e Funcional e Docente da VP Consultoria Nutricional / Divisão Ensino e Pesquisa.
Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Diretora da NUX- Nutrição Unida e Multiplicada. Membro da Diretoria do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. Formada pelo Instituto PDR Funcional Medicine e associada ao instituto. Docente dos cursos de pós graduação e extenção da VP CONSULTORIA. Especialização: Em nutrição materno infantil pela UNIFESP; Em Nutrição esportiva funcional pela VP pós graduação. Mestre em Ciencias da Saúde, setor nefrologia pela UNIFESP
Informações VP: VP Consultoria em São PauloTel: (11) 3582-5600 Email: extensao@vponline.com.br
CURSO DE SUPLEMENTAÇÃO ESPORTIVA - NATAL RN
Atenção: VALOR EXCLUSIVO PARA INSCRIÇÕES ATÉ 18/12/2010
Estudantes em GraduaçãoR$ 260,00 ProfissionaisR$ 320,00-Formas de
Acesse http://www.solariscursos.com.br/preencha sua inscrição, e após realizar depósito envie seu comprovante parasolarisnutricao@hotmail.com ou através do FAX (83) 3225 1717 aos cuidados de Juliny Barreto.
Banco do BrasilAg. 3502-5
C/C 18030-0
SOLARIS C S I LTDA
OuON LINE, através do PAGSEGURO:10X nos cartões Hiper, Visa e Master.
NÃO PERCA TEMPO, FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!!! Vagas Limitadas!
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
ELEIÇÕES CRN3 - CHAPA 1 - Divulgação
Estes dias aqui no blog estamos recebendo muitos folderes e mensagens sobre as eleições dos CRN's , portatanto estamos abrindo espaço aqui no Blog para divulgação das chapas, comentarios e discurssões sobre o assunto.
Para divulgar sua chapa ou comentario envie um e-mail para eventosnutricaonatal@hotmail.com que postaremos com maior prazer aqui no bloger !!!!!
Abaixo folder da chapa 1, movimento para as eleições do CRN 3
Caros Nutricionistas,
No período de 18 a 20 de janeiro de 2011, teremos eleições pela Internet para a próxima gestão do CRN3 ( 2011 a 2014).
Meu nome é Nina Correa e junto com outros nutricionistas formamos a CHAPA 1 - SINERGIA
Escolhemos o nome da chapa pelo seu significado “coesão dos membros de um grupo ou coletividade em prol de um objetivo comum”. E com este espírito reunimos profissionais experientes, atuantes nos diversos segmentos da nutrição e vontade para trabalhar com transparência em prol de objetivos comuns, a Categoria, a Nutrição e a busca pela melhoria da qualidade de vida da nossa população e para alcançarmos estes objetivos, precisamos do seu VOTO, apoio e participação em SINERGIA com a nossa chapa.
Convidamos a visitar nosso blog - www.chapasinergia.blogspot.com, conhecer os demais componentes,nossas propostas, curriculos e o espaço “SINERGIA EM AÇÃO” com matérias sobre nutrição realizadas pelos componentes da chapa.
Participe de nosso espaço interativo enviando sugestões, pois nossas propostas podem ser aprimoradas com as suas contribuições, registrando suas opiniões e sugestões de temas que gostaria de ver incluídos na nossa plataforma.
Contamos com vocês colegas NESTA SINERGIA, e juntos alcançarmos grandes REALIZAÇÕES, CONQUISTAS E SUCESSO para a categoria de Nutricionistas, Técnicos em Nutrição e Dietética e Sociedade.
Ajude a divulgar a nossa chapa - sendo um seguidor do nosso blog - www.chapasinergia.blogspot.com e incentivando outros colegas a também participarem
Abraços
Nina Corrêa – Crn3: 055
ACREDITE NESTA SINERGIA!!!!
Vote Chapa 1
Manual de Receitas para Disfágicos
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru, lança nesta sexta-feira (19), a partir das 14 horas, um manual com receitas destinadas a pacientes portadores de disfagia. A nutricionista Suely Prieto de Barros, uma das autoras do manual, explica que a disfagia “é uma alteração no processo da deglutição ou uma potencial desabilidade em deglutir, com prejuízos na segurança, eficiência e na qualidade de ingerir alimentos”.
Há receitas de iogurtes, sucos, sobremesas, sopas e até sorvetes
“Pacientes que têm esse distúrbio podem estar sujeitos à desidratação e à desnutrição pela alimentação inadequada”, explica Suely. O manual, que é o primeiro a ser lançado no País com este perfil, objetiva oferecer uma alimentação palatável, balanceada e adequada às necessidades nutricionais e à consistência indicada.
A nutricionista explica que a disfagia pode ser causada por prematuridade; anomalias no trato aerodigestivo; defeitos congênitos da cavidade oral, laringe, traqueia e esôfago; defeitos anatômicos adquiridos; desordens no desenvolvimento neuromotor, dentre outros. “A doença também pode ser resultado de tipos de cânceres na região oral e do pescoço”, diz. Esses pacientes necessitam de alimentação com consistências diferenciadas que devem ser recomendadas por profissionais das áreas médica e fonoaudiológica. “Por isso, o manual será destinado aos profissionais e instituições especializados nos cuidados com essas pessoas”, define.
Quase 80 receitas
As consistências das receitas são baseadas na proposta da ADA 2002, Associação Americana de Disfagia. “A maioria dos portadores de disfagia não pode ingerir alimentos como feijão ou arroz, por exemplo. Em alguns casos, até mesmo líquidos podem ser prejudiciais”, alerta Suely.
A entidade norte-americana possui uma tabela padronizada em centipoises (cP), medida baseada na viscosidade dos líquidos. O manual baseia-se nas três medidas da ADA: Néctar, que possui de 51 a 350 centipoises (cP); Mel, de 350 a 1.750 cP; e Pudim, acima de 1.750 cP. “Ao todo, são quase 80 receitas distribuídas nas três classificações e todas preparadas com quatro diferentes espessantes industriais, todos encontrados facilmente no Brasil”, ressalta Suely.
Segundo a nutricionista as receitas são simples, de fácil preparo e com valor nutricional equilibrado. “Além disso, o manual contém dicas interessantes”, lembra Suely. Ela explica ainda que, após a indicação da consistência, geralmente feita por médicos e fonoaudiólogos, qualquer pessoa que cuide de um portador de disfagia poderá preparar as receitas sem maiores problemas. Entre os diversos pratos, constam receitas de iogurtes, leites vitaminados, sucos e sobremesas, além de sopas e até mesmo sorvetes, todos adaptados para portadores de disfagia.
“Acreditamos que o manual possa ser uma excelente ferramenta aos profissionais que cuidam destes pacientes”, acredita Suely. As pessoas interessadas em adquirir o livro devem entrar em contato com o setor de Eventos do Centrinho, pelo telefone (14) 3235-8437 ou email eventos@centrinho.usp.br.
Durante três anos de pesquisas e testes, Suely contou com uma equipe de estudantes e professores, inclusive de outras universidades e com verbas da USP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também são autores do manual Flávia Munhoz Manzano (na época, aluna de graduação da Universidade do Sagrado Coração-USC, de Bauru) e Luciano Bruno de Carvalho Silva (doutorando da Unicamp no período de elaboração do trabalho e hoje docente da Universidade Federal de Alfenas.
Imagem cedida pela Assessoria de Comunicação do Centrinho (http://www.flickr.com/photos/centrinhousp/)
Mais informações: (0XX14) 3235-8177, com a professora Suely Prieto de Barros; e-mail superes@centrinho.usp.br.
"A Importância da carne Suína na Alimentação Humana" Ipatinga /MG.
Programação:
19:00hs - Credenciamento
19:30hs - Curso de cortes suínos - Consultor Daniel Furtado
20:00hs - Palestra "A Importância da Carne Suína na Alimentação Humana" - Dr. Arnaldo J. Ganc (Professor adjunto em gastroenterologia da USP e chefe do serviço de Endoscopia do Hospital Israelita Albert Einstein
21:00hs - Coquetel apresentando as maravilhas da culinária á base de carne suína.
Incrição gratuita - vagas limitadas
Interessados (as) favor confirmar presença pelo email: pnds@asemg.com.br
PALESTRA GRATUITA - Áreas de Atuação Emergentes do Nutricionista / RS
Não deixe de conferir...
Quero fazer um convite a todos vocês para que nesta quinta-feira, a partir de 13:30hr, assistam ao programa Band Mulher, com transmissão ao vivo pela Band Natal para uma linda matéria sobre TAA (Terapia assistida por cães) e AAA (Atividade assistida por animais) com o enfermeiro e adestrador Renato Costa.
Não deixem de conferir.
A dieta mediterrânea - Tibuna do norte 21/11/2010
Publicação: 21 de Novembro de 2010 às 00:00
“Se tu vires um homem comer sozinho, sem companhia nenhuma, podes apostar que ele perdeu metade de sua vida” (Athenaios, gastrônomo grego do IIº séc. d.C.).
A recente inclusão da dieta (1) mediterrânea no Patrimônio Mundial Imaterial da Humanidade (2) ratifica uma prática alimentar e social que para muitos representa o “ideal” à mesa. O Mediterrâneo pode ser considerado o berço da civilização moderna. Este valor mitológico, fundador, foi percebido e explorado por Ancel Keys (3) o “inventor” ou “descobridor” da dieta mediterrânea, em 1952, após o surgimento de pesquisas feitas em Nápoles e desenvolvidas em sete países, que associavam riscos coronarianos e dietas. Ele desenhou esse mediterrâneo puramente europeu, greco-romano e ocidental, como detentor de uma cultura tradicional ao qual corresponderia uma “dieta” que, no seu modo de ver, seria responsável pela baixa taxa de doenças coronarianas na região. Essa associação que Ancel Keys estabeleceu ainda se valeu de pesquisas realizadas em Creta (Grécia), em 1948, por norte-americanos da Fundação Rockfeller.
O que, porém, efetivamente favoreceu a divulgação da dieta mediterrânea de Keys foram as pesquisas francesas dos anos 1980, que revelaram o famoso paradoxo francês: os franceses consomem muito mais gordura animal do que os anglo-saxões e, no entanto, apresentam uma taxa muito menor de doenças coronarianas. Uma das explicações ensaiadas para isso seria o maior consumo de vinho, associado ao consumo de gordura animal. A dieta mediterrânea, então, se converteu na utopia de uma “dieta prudente” universal, em que a vigilância de cada um é substituída pela prescrição de um grande universo de produtos de origem mediterrânea. Uma das conseqüências do confronto desse ideal de dieta com os hábitos dos povos de outras regiões tem sido, como se sabe, um ambiente altamente favorável ao maior consumo de azeite e de vinhos. Isso tem impulsionado a indústria do vinho como tem permitido o enorme desenvolvimento da produção de azeites por meio de varietais e de processamentos.
Como bem dizia o gastrônomo grego, o importante não é somente o que se come, mas como isso se faz: em sua nota a UNESCO reconhece que “...a dieta mediterrânea não compreende apenas a alimentação, já que é um elemento cultural que propicia a interação social”. A saúde e o convívio agradecem.
1- Dieta: vocábulo de origem grega que significa estilo de vida. Quando
ouvimos a palavra dieta imediatamente pensamos em privação, renúncia,
quando na verdade em sua origem, o termo dieta expressa a ligação entre o
homem e o ambiente ao seu redor.
2 - Depois de uma longa discussão a o comitê intergovernamental da
UNESCO proclamou na terça-feira 16 de novembro o macarrão com tomate,
azeite e manjericão, e o conjunto de práticas alimentares, sociais e
culturais que representam a dieta mediterrânea patrimônio cultural
imaterial da humanidade. A votação aconteceu em Nairóbi (Quênia) e
obteve a unanimidade entre os 166 representantes dos estados membros.
3 - Ao desembarcar em Salerno (no sudoeste italiano, próximo à Costa
Amalfitana), em 1945, Keys constatou que as doenças cardiovasculares,
tão comuns em seu país, ali eram muito reduzidas. Entre 1958 e 1964,
analisou alguns fatores de risco cardiovascular em 13.000 homens de 40 a
59 anos distribuídos em 16 regiões pertencentes a 7 países: Finlândia,
Estados Unidos, Japão, Holanda e três países mediterrâneos: Grécia,
Itália e Iugoslávia.
Salada grega com pão sírio
Rendimento:
4 pessoas
INGREDIENTES:
200g de queijo grego feta
100g de azeitona pretas, tipo azapa;
4 tomates maduros;
4 pães sírio;
1 cebola roxa;
1 pepino;
1 pimentão verde;
Orégano
Azeite de oliva extra virgem;
Alho
Sal
Pimenta do reino
MODO DE PREPARO:
Corte o pepino e os tomates em pedaços de 1-2 cm e coloque em uma
saladeira grande. Limpe os pimentões, corte em tiras finas e ponha na
saladeira. Corte a cebola em rodelas e junte às azeitonas. Tempere a
gosto com sal, orégano e pimenta-do-reino moída na hora. Regue a salada
com o azeite e mistures com cuidado. Esfregue 4 pães sírios com 1 dente
de alho descascado, besunte-os com azeite, tempere com sal e leve ao
forno pré-aquecido a 190ºC por 4-5 minutos, até ficarem crocantes.
Quebre os pães grosseiramente em pedaços. Disponha em tigelas
individuais, distribua um pouco de queijo feta cortado em cubinhos em
cada uma e sirva com o pão.
Receita de Mediterrâneo
Buffet – Telefones: 3219-4669 / 9991-0876
Oficina de Leites Vegetais São Paulo - SP
Quinta-feira, 02 de dezembro de 2010, das 19h às 22h
O curso inclui degustação, apostila e coador.
Investimento: R$ 50
Esse evento é realizado em parceria com a Sociedade Vegana: http://www.sociedadevegana.org
Vagas limitadas
(inscrições até o dia 29/11)
MAIS INFORMAÇÕES NO ANEXO OU EM http://www.vegethus.com.br/
Contratação de consultoria tecnica RN
A AGENDHA - Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia, torna público o Edital de Chamada Pública nº 009/2010, com validade até o dia 23 de novembro de 2010, que tem o objetivo a Contratação de Serviços de Consultoria Técnica na Capital do Rio Grande do Norte: Natal e Região Metropolitana: Parnamirim na modalidade Produto Nacional, o qual dará suporte ao Projeto AGENDHA NUTRE Nordeste, no desenvolvimento de iniciativas continuadas de ATER junto aos/às Lideranças e Dirigentes de Associações e Cooperativas, dos respectivos Estados, para a habilitação das mesmas à participação de Processos Licitatórios de aquisição de Gêneros Alimentícios para a Alimentação Escolar.
EXIGE-SE:
- Residir em Natal ou Parnamirim;
- Ter Carteira Nacional de Habilitação tipo “B” e experiência em dirigir em cidades e estradas.
- Disponibilidade para viagens nacionais e regionais, terrestres e aéreas, inclusive por períodos prolongados (estas informações devem constar OBRIGATORIAMENTE no encaminhamento do Currículo)
- Após selecionado comprovar todos os dados e informações contidas no currículo;
- Apresentar no Currículo três Referências Profissionais (Instituições e/ou Pessoas) com nomes, telefone e e-mail.
Vigência contratual: de até 12 (doze) meses.
Não serão contratados servidores públicos (federais, estaduais ou municipais) ativos ou sob quaisquer tipo de licença, ressalvadas as situações previstas no art. 37, inciso XVI, Constituição Federal.
Os candidatos deverão encaminhar seus currículos, com identificação obrigatória do CÓDIGO no campo ASSUNTO, para os seguintes e-mails: agendha.nutre@gmail.com e agendha@agendha.org.br colocando o respectivo currículo NO CORPO DO E-MAIL, até às 23:59 horas do dia 23 de novembro de 2010
A AGENDHA torna público o Edital para contratação de Consultor na área de Nutrição - Paulo Afonso - Bahia
EXIGE-SE:
- Residir ou mudar-se para Paulo Afonso/BA;
- Ter Carteira Nacional de Habilitação tipo “B” e experiência em dirigir em cidades e estradas.
- Disponibilidade para viagens nacionais e regionais, terrestres e aéreas, inclusive por períodos prolongados (estas informações devem constar OBRIGATORIAMENTE no encaminhamento do Currículo)
- Após selecionado comprovar todos os dados e informações contidas no currículo;
- Apresentar no Currículo três Referências Profissionais (Instituições e/ou Pessoas) com nomes, telefone e e-mail.
Vigência contratual: de até 12 (doze) meses.
Não serão contratados servidores públicos (federais, estaduais ou municipais) ativos ou sob quaisquer tipo de licença, ressalvadas as situações previstas no art. 37, inciso XVI, Constituição Federal.
Os candidatos deverão encaminhar seus currículos, com identificação obrigatória do CÓDIGO no campo ASSUNTO, para os seguintes e-mails: agendha.nutre@gmail.com e agendha@agendha.org.br colocando o respectivo currículo NO CORPO DO E-MAIL, até às 23:59 horas do dia 23 de novembro de 2010
Outras informações em: http://www.agendha.org.br/noticia_nutre.php?id=22
Terapia Nutricional e Nutrição Clínica - Belo Horizonte/ MG
Informações em: http://ganepeducacao.com.br/
II Seminário Internacional do CBES - Saúde, Nutrição e Meio Ambiente SP/ São Paulo
Vagas limitadas!
Inscrições pelo site: www.cbes.edu.br
--
Mudanças ....
Tenho otimas Novidades para vcs!
Todo mundo que visita o blog sabe que o carro chef do nosso espaço são os evento que acontecem na nossa cidade Linda Natal...
Porem devido a grande procura, pedidos e reclamações noós estamos deixando de ser EVENTOS NUTRIÇÃO NATAL para ser apenas EVENTOSNUTRIÇÃO
então o nosso novo endereço será eventosnutricao.blogspot.com ...
O Blog continuará só que abriremos espaço para noticiaisde outros lugares, então que novos amigos sejam bem vindos e aos antigos amigos fiquem avontade que a "casa é de vcs"
Espero contar com a compreenção de todos poiis com este pequeno detalhe marcamos o inicio de uma nova fase para o nosso blog.
E agora é para todo Brasil quem quizer divulgar eventos, palestras, congressos ou qualquer movimento relacionado a nutrição e afins envie um e-mail para o nosso novo e-mail:
Grande abraço
Rose Sales
Nutricionista e Responsavel pelo blog
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Curso de estetica - PB
ATUALIZE-SE, DESTAQUE-SE… ESSA É A SUA OPORTUNIDADE!
Pesquisas comprovam que o Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de tratamentos e produtos cosméticos do mundo e o segundo em cirurgias plásticas. Através dessas estatísticas percebe- se o quanto o mercado de trabalho para os profissionais especializados em Estética e Cosmetologia é bem amplo e promissor, pois os profissionais capacitados nesta área não só atuam em clínicas de estética, como contam com uma ampla área de atuação e um grande contingente de empresas que atuam em atividades vinculadas como, por exemplo, clínicas de cirurgia plástica, de dermatologia, de fisioterapia, salões de beleza, academias, hotéis, entre outros.
NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE, O MERCADO ESTÁ A SUA ESPERA!!!
Cursos de Estética
TEMA:
Recursos Manuais, Eletroterápicos e Cosméticos em Estética
Carga Horária 20h
Duração: 1 Sábado e 1 Domingo
Horário: 09h às 18h, com 1h de intervalo p/ almoço (não incluso)
Palestrante: Vandressa Bueno -SC
Público Alvo: Esteticistas, Fisioterapeutas, Massoterapeutas, Nutricionistas, Educadores Físicos e Aréas afins.
Objetivo do Curso: Desenvolver plano de tratamento estético corporal, facial, pré e pós operatório. Identificação das principais desordens estéticas e seus principais tratamentos. Reconhecimento dos recursos manuais e eletroterápicos em procedimentos estéticos.
Local e Data:
João Pessoa – PB
Auditório Solaris Cursos
Av. Piauí – Bairro dos Estados
13 e 14 de novembro de 2010
Inscrições pelo site: www.solariscursos.com.br
V Simpósio Científico do Ambulatório de Esporte Adaptado da UNIFESP
Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa de São Paulo (COTP)
Tema "Treinamento Esportivo No Pain No Gain?".
Rua Pedro de Toledo, 1651 - Moema - Zona Sul - São Paulo/SP, esquina com a Av Ibirapuera.
MAIORES INFORMAÇÕES EM: http://www.esporteadaptado.com/
PROGRAMAÇÃO
Manhã
7:30 às 8:00
Cadastro e entrega de materiais
8:10
Mesa de Abertura
Dr Acary Bulle, Dr Moisés Cohen, Dr Osmar de Oliveira, Sec Marcos Belizário, Ft Salete Conde, Dr Beny Schmidt
Mediadora: Ft Thalyta Nascimento
8:40
Lesões nos esportes
Dr Carlos Vicente Andreoli Cruz
9:10 Dimensões do treinamento esporte adaptado: Princípios e Conceitos
Ed Fis Renato Rocha Bissolotti
9:40 Performance e Saúde no Paradesporto
Dr Acary Souza Bulle Oliveira
10:10 O Fisiologista no esporte
Dr Marco Tulio de Mello
10:40 Treinamento de alta performance e catabolismo muscular: princípios fisiológicos para recuperação
Dr Beny Schmidt
11:10 Nutrição no treinamento esportivo de alto rendimento
Nt Alexsander Whitaker
11:40 Psicologia no treinamento esportivo de alto rendimento
Psc Jane Alice Mariano Soares
12:10 às 13:30 Almoço (Oferecido pela organização do evento)
Tarde
13:30 às 14:30 Discussão de casos clínicos
Dr Acary Bulle, Dr Beny Schmidt, Dr Daniel Esperante, Dr Cláudio Clementino, Ft Salete Conde, Ft Marco Antonio Ferreira Alves, Ft Leandro Stetner Antonietti, Odont Alexandre Barberine
Mediadora: Ft Renata Passos
14:30 às 16:30 Dinâmica Participativa - Quais as diretrizes gerais para o treinamento de alto rendimento do paratleta?
Ft Marco Antonio Ferreira Alves
14:30 às 14:55 Atletismo
Ed Fis Rouwagner Gregório
14:55 às 15:20 Voleibol
Ed Fis Ronaldo Gonçalves
15:20 às 15:45 Vela
Ft Berenice Chiarello
15:45 às 16:10 Bocha
Ft Moisés Fabrício de Souza Cruz
16:10 às 16:35 Halterofilismo
Nt Alexsander Whitaker
17:00 às 17:25 Natação
Ed Fis Fabrício Vieira
17:30 às 18:00 Perguntas e Debates
18:00 Atividade de Esporte Adaptado
Em processo de confirmação
--
CURSO - FITOTERAPIA APLICADA AO BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA - ViTORIA /ES
Aula inicial: 27 DE NOVEMBRO
PERÍODO: SÁBADO DE MANHÃ (8h30 as 12h30)/TARDE (14h00 as 18h00)
TOTAL: 3 MÓDULOS-NOVEMBRO,DEZEMBRO E JANEIRO
PÚBLICO ALVO: Acadêmicos e profissionais da área da saúde
OBJETIVOS:
-Fornecer informações científicas sobre estudos de eficácia e segurança das plantas potencialmente medicinais;
- Informar sobre os fitoterápicos que possuem estudos científicos e atividade farmacológica por Sistemas;
-Orientar o manejo de tratamento de determinadas patologias com fitoterápicos;
INVESTIMENTO: R$100,00 CADA MÓDULO.
LOCAL: ED. ELDORADO CENTER - PRAIA DO SUÁ AO LADO DA TOK STOK. Rua Ferreira Coelho 330. Vitória - ES
PROFESSORA: Henriqueta Tereza do Sacramento-Médica graduada na UFES , especialista em Homeopatia pela UNIRIO e EMESCAM.Fitoterapeuta- Coordena o Programa de Fitoterapia da PMV/SEMUS.Professora universitária - graduação e pósgraduação.Palestrante convidada em diversos eventos nacionais e internacionais.
CONTATO:e-mail: naturezaht@gmail.com- Tel:(27) 99794272.
Inscrições abertas para o Programa de Aprimoramento Profissional - SP
O programa terá duração de 12 meses, com início em 1º de fevereiro de 2011 e término previsto para 31 de janeiro de 2012. O seu principal objetivo é permitir que os participantes adquiram conhecimentos para realizar atendimento nutricional sistematizado. A carga horária será de 40 horas semanais e os aprovados receberão bolsas de estudo financiadas pela Secretaria de Estado da Saúde e administradas pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).
O maior enfoque do programa está na prática clínica a partir da realização de avaliação nutricional e estabelecimento da intervenção das diferentes condições clínicas, como diabetes; doenças cardiovasculares; insuficiências renal, hepática e pulmonar; pré e pós-cirúrgico e neoplasias. Entre os principais temas abordados nas aulas práticas e teóricas, destaca-se a terapia nutricional enteral e parenteral, nutrição em pediatria, aplicação de indicadores de qualidade da assistência nutricional e políticas pú blicas de saúde.
A prova de seleção será realizada em três etapas. A prova escrita com questões objetivas e dissertativas acontece no dia 18 de novembro e a entrevista será feita nos dias 30 de novembro, 1o e 2 de dezembro. Haverá também análise de currículo. A relação final dos aprovados será publicada no Diário Oficial e no site do HU no dia 14 de dezembro de 2010. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de novembro pelo site www.hu.usp.br. A taxa é de 62 reais.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
CANCELAMENTO DO XVII CURSO PREPARATÓRIO PARA O MESTRADO EM NUTRIÇÃO
Recife, 18 de outubro de 2010
Equipe docente:
Ana Célia Oliveira
Christiane D´emery
Silvia Alves
Vagas de Emprego João Pessoa PB
resida na cidade de João Pessoa - PB
- Carga horária de 36 horas semanais
- Atendimento Clínico
- Salario Fixo + Comissão
Enviar currículo para arthurlobo@prodieta.com.br
sábado, 2 de outubro de 2010
Um giro pela Internet - CARALUMA
Esta pílula corta a fome exagerada e a vontade de beliscar o dia todo. A ciência comprova! E ainda afirma: é a substância natural mais completa para a perda de peso – também impede o acúmulo de gordura na cintura e proporciona bem-estar, ajudando você a emagrecer sem perder o pique
A melhor aliada para emagrecer
Uma pesquisa rápida na internet revela: a pílula de Caralluma fimbriata é a mais procurada e comentada no momento para emagrecer. Não se trata exatamente de uma novidade, mas as mulheres preocupadas em perder peso querem saber se essa substância extraída de um cacto indiano tem mesmo o poder de facilitar o resultado na balança. Se você faz parte dessa turma, comemore! Os estudos científicos afirmam que a caraluma não só acalma a fome como diminui a vontade de doce. Como se fosse pouco, ainda impede a formação de novos estoques de gordura e aumenta a ensação de bemestar. E isso tudo sem mexer com o equilíbrio do organismo
No último Congresso Americano de Diabetes, realizado em junho na Flórida, Estados Unidos, a caraluma foi considerada a estrela dos fitoterápicos. Afinal, nenhuma outra substância (nem mesmo alopática) reúne tantos mecanismos de ação contra a obesidade (preocupação número 1 para o controle do açúcar no sangue). “Médicos do mundo inteiro presentes no evento também se mostraram empolgados com o fato da caraluma agir em sinergia com outras plantas que apresentam ações complementares”, diz Marcia Kelman, endocrinologista e homeopata da Clínica Biodet, em São Paulo. Significa que, se o seu metabolismo é lento, a caraluma combinada com chá verde pode ser ainda mais eficaz para o seu caso. Porém, se pensou em se automedicar, esqueça. Apenas um profissional endocrinologista, homeopata, ortomolecular ou nutricionista) pode definir a dosagem e as parcerias para a caraluma, que pode ser manipulada na forma de pílula ou bala de colágeno: isso, sim, você escolhe!
fonte: Boa Forma
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
CURSO NUTRIҪÃO SUSTENTÁVEL À DISTÂNCIA
Oferecido pela Escola de Saude Publica Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, este modulo faz parte de um curso do tipo opencourseware entitulado: Produção e Consumo de Alimentos e Saude Publica.
Confira aqui alguns materiais deste modulo: Explanations for why the Food Movement is Spreading, Functions of Food Police Council e Sustainable Food System.
Fonte: Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health’s OPENCOURSEWARE (OCW): http://ocw.jhsph.edu/
Imagem: Openphoto
Deixe um comentário »
CURSO NUTRIҪÃO SUSTENTÁVEL À DISTÂNCIA14/09/2010 · Arquivado em Alimentação Sustentável, Biodiversidade, Crise Alimentar, Cursos, Definições, Mudanças Climaticas, Noticias, Nutrição x Agenda 21, Nutrição x Agricultura, Nutrição x Meio Ambiente, ODM
Não percam esta oportunidade: Finalmente esta área emergente e oportuna da Nutrição agora oferecida como curso de extensão à distância.
Título: Nutrição Sustentável
Ministrante: Keyla Preuss¹
Objetivos:
Oferecer subsídios teórico- conceituais na busca de soluções sustentáveis para superar os problemas no campo da Nutrição e do Meio ambiente.
Identificar o papel e as ações do nutricionista no fomento da sustentabilidade.
Justificativa:
Com intuito de responder as exigências globais do novo milênio e a grande competitividade em todas esferas do setor alimentício, o desafio atual da nutrição é desenvolver estratégias, englobando em suas práticas também aspectos ambientais e sociais.
Metodologia
Este curso seguirá uma metodologia baseada na aprendizagem participativa no modelo de educação à distância, baseada no uso da Internet pela plataforma tecnológica Moodle.
O calendário de encontros virtuais será definido com os participantes do curso.
Programação:
Módulo 1: Desenvolvimento sustentável
Unidade 1: Perspectiva histórica
Unidade 2: Conceitos e definições
Unidade 3: Agenda 21 e Nutrição
Módulo 2: Relações entre Nutrição e Meio ambiente:
Unidade 1: Fundamentos em ecologia
Unidade 2: Alimentação e biodiversidade
Unidade 3: Problemas ambientais
Unidade4: Efeitos dos distúrbios ambientais no estado nutricional
Módulo 3: Os impactos ambientais da alimentação e oportunidades no campo da Nutrição
Unidade 1: Impactos ambientais: definição e métodos de avaliação
Unidade 2: Impactos ambientais do sistema de produção dos alimentos
Unidade 3: Consumo de alimentos e preocupações ambientais: análise dos impactos ambientais de diferentes dietas alimentares.
¹KEYLA PREUSS:
Nutricionista e Especialista em Gestão Ambiental na Agroindústria.
Realizou intercâmbio acadêmico e estágio em nutrição experimental na França.
Morou na Índia onde trabalhou como tradutora/narradora em temas da nutrição, foi voluntária em saúde pública e ouvinte em disciplinas do curso de Mestrado em Serviço Social.
Durante a estadia na Polônia, estudou línguas, participou de eventos no domínio do desenvolvimento sustentável e iniciou o voluntariado no Instituto Voluntários em Ação (IVA), exercendo atividades até hoje nas áreas de meio ambiente e alimentação: redação de artigos e desenvolvimento de material gráfico sobre nutrição sustentável.
Atualmente é consultora em Nutrição Sustentável no Instituto Arayara e Capacitadora de Organizações do Terceiro Setor pelo IVA juntamente com a ONU.
Mais informações: Centro Universitário UNILASALLE : http://www.unilasalle.edu.br/canoas/pagina.php?id=3142
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
PROMOÇÃO RELÂMPAGO - CURSO MARKETING DE ALIMENTOS: O NUTRICIONISTA EM FOCO!!!!
Inscreva-se em até 24 horas (das 13:00 de hoje dia 22 de Setembro de 2010 até 13:00 de amanhã 23 de Setembro de 2010) para o curso Marketing de Alimentos: O Nutricionista em Foco!, que acontecerá no dia 25 de Setembro, sábado, das 9:00 às 18:00 horas, e pague com preço de inscrição super antecipada:R$ 180,00 - APENAS PAGAMENTO À VISTA!!!!!!
Acesse o nosso site:www.nutricaoespecializada.com.br, clique no curso Marketing de Alimentos: O Nutricionista em Foco!, preencha a ficha de inscrição e nos envie. Escreva, em qualquer campo disponível da ficha de inscrição,o código PROMO RELÂMPAGO. Aguarde então um e-mail nosso, com a confirmação de inscrição e dados para pagamento do curso!!!
INFORMAÇÕES: www.nutricaoespecializada.com.br
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
VI SEMANA DE EDUCAÇÃO FISICA E NUTRIÇÃO DA UNP
A Semana de Educação Física e Nutrição da UnP, em sua 6ª edição, acontece de 13 a 18 de setembro com o tema "Alimentação e atividade física na promoção do crescimento saudável". O objetivo geral é oportunizar o espaço de formação continuada, principalmente aos de graduação em Nutrição e Educação Física sobre as práticas de promoção à saúde no crescimento da criança e do adolescente inclusive no ambiente escolar.
As transformações no mundo contemporâneo e modernizado provocaram mudanças significativas na alimentação e nos hábitos alimentares da população brasileira, que passaram a usufruir cada vez menos do universo doméstico. Atualmente, existe uma tendência ao consumo de alimentos industrializados e processados, do tipo fast-food, e isto tem refletido nos inúmeros casos de sobrepeso e obesidade na nossa população, uma vez que esses alimentos são fontes de açúcares refinados, colesterol, gorduras saturadas, gorduras trans e sódio.
Diante de tanto stress no dia-a-dia moderno é de extrema importância que o individuo consiga uma tempo para si mesmo e realizar uma atividade física que possa alterar a sua rotina diária, dar prazer e consequentemente ter acesso a todos os benefícios físicos e mentais proporcionado pela atividade física regular. Além disso, é importante que haja uma mudança de hábitos, incluindo assim os cuidados com alimentação e tudo isso deve começar desde cedo na educação da criança em casa e na escola.
Na programação acontecem mini-cursos nas salas de aula dos cursos de Educação Física e Nutrição (na unidade Salgado Filho), palestras tanto no Espaço de Eventos da unidade Roberto Freire como em algumas salas de aula, além de atividades de extensão e ação comunitária envolvendo o público assistido pelo projeto 'Compartilhar' e seus parentes diretos, nas dependências físicas do Volley Club Natal e do Colégio CEI. As inscrições para o congresso custam R$ 30, para apenas um minicurso é de R$ 8.
Mais informações através dos telefones: (84) 3215-1202 ou 3215-1208.
NUTRIÇÃO - CONCURSOS PUBLICOS
PB - Prefeitura de Santa Rita - inscrição até 12/09/2010, taxa: R$ 10,00. Informações: www.institutocidades.org.br
Sudeste
SP - Prefeitura de Guaíra - inscrição até 14/09/2010, taxa: R$ 27,00. Provas dia 24 de outubro de 2010. Informações: www.guaira.sp.gov.br
MG - Prefeitura de Monjolos - inscrição até 22/10/2010, taxa: R$ 38,00. Provas dia 21/11/2010. Informações: www.exameconsultores.com.br
MG - Prefeitura de Nacip Raydan - inscrição até 28/10/2010, taxa: R$ 37,00. Provas dia 28/11/2010. Informações: www.exameconsultores.com.br
MG - Prefeitura de Nanuque - inscrição até 13/10/2010, taxa: R$ 43,00. Provas dia 07 de novembro de 2010. Informações: www.msmconsultoria.com.br
MG - Prefeitura de Pedra Azul - inscrição até 14/09/2010, taxa: R$ 34,00. Provas dia 24 de outubro de 2010. Informações: www.gazzinelliconsultoria.com.br
MG - Prefeitura de São João do Manhuaçu - inscrição até 24/09/2010, taxa: R$ 45,00. Provas dia 07 de novembro de 2010. Informações: www.agoraconsultoria.srv.br
MG - Prefeitura de Senador Amaral - inscrição até 05/11/2010, taxa: R$ 30,00. Provas dia 05 de dezembro de 2010. Informações: www.alrconcursos.com.br
MG - Prefeitura de Uberlândia - inscrição até 16/10/2010, taxa: R$ 12,00. Informações: www.conesul.org
sábado, 4 de setembro de 2010
Nutrição é indispensável ao atleta
O primeiro passo para atletas amadores e profissionais é fazer uma consulta com o nutricionista para que, baseado nos hábitos alimentares, altura e composição corporal, ele sugira a melhor dieta para que o objetivo seja alcançado. “Cada caso é específico, cada pessoa tem uma estrutura diferente e precisa de uma alimentação específica para atingir as metas que tem”, explicou a nutricionista Helke Cunha.
Para se iniciar um treinamento ou prova, o corredor nunca pode estar em jejum. O ideal é que, entre 40 minutos e uma hora antes do início da atividade física o atleta ingira frutas (de preferência em forma de suco, adoçado com açúcar ou mel), e carboidratos, que podem ser encontrados em pães, por exemplo, que também ter o acompanhamento de uma geléia. No entanto, é necessário que se evite alimentos derivados do leite, devido à gordura, e carnes e molhos. Além disso, o consumo de alimentos muito fibrosos, como pão integral, aveia e frutas secas (ameixa, uva passa) também são desaconselhados antes dos treinamentos e provas. “Durante a atividade física, as principais fontes de energia são a glicose, os carboidratos e a própria gordura”, disse Helke Cunha.
De acordo com a nutricionista, o consumo de açúcar contribui para o acúmulo de glicogênio entre as fibras musculares, que contribui para o bom desempenho do atleta durante os treinamentos e as provas. Porém, no momento da atividade física, o corredor também precisa estar consciente do que deve consumir.
De maneira geral, quando o treinamento ou a prova são realizados dentro de períodos inferiores a uma hora, apenas a hidratação com água e isotônicos é suficiente para os atletas que iniciaram o trabalho alimentados de maneira adequada. “Mas devem lembrar que o ideal é o consumo de um litro de água para cada hora de treinamento”, alerta a nutricionista. Em período superior a uma hora de treinamento, os corredores precisam da recomposição também de carboidratos e açúcar. “A recomposição pode ser feita através de carboidrato em gel e mel, por exemplo. Mas não é aconselhável ingerir comida durante as provas devido aos riscos de refluxo ou até ânsia de vômito”, explica.
Ao contrário do que muitos podem pensar, a alimentação logo após o fim da prova ou do treinamento é tão importante quanto no início e durante as atividades físicas. É nesse momento que os corredores devem recompor as energias para evitar que haja a perda da massa magra com a quebra da célula muscular para que o organismo retire o glicogênio que está entre as fibras. “O ideal é que em até duas horas depois da atividade física haja a reposição, que pode ser feitas com macarrão, queijo, carnes, que são fontes de carboidratos e proteínas”, sugeriu a nutricionista.
Suplementos
Algo muito comum entre as pessoas que freqüentam academias e os atletas de alto rendimento é o consumo de suplementos alimentares, que contribuem para a melhoria do desempenho e aumento da massa muscular. Entretanto, para os atletas amadores que buscam apenas a melhoria da resistência aeróbica e saúde, o uso desses componentes é dispensável, na opinião de especialistas.
De modo geral, os suplementos alimentares mais conhecidos e utilizados pelos atletas amadores são relacionados ao aumento da massa muscular. Já os atletas de ponta, principalmente os corredores, precisam de uma dose extra de vitaminas, que é obtida através dos suplementos. “Não diria que não é recomendável, mas acho que uma alimentação adequada é suficiente para os atletas amadores, sim”, acredita Helke Cunha
“Tribuna do Norte"
Nestlé prorroga inscrições para 80 vagas de estágio
De acordo com o portal, os estudantes de ensino superior devem ter conclusão prevista entre julho de 2012 e dezembro de 2012 nos cursos de administração com ênfase em comércio exterior, administração com ênfase em logística, administração com ênfase marketing, administração de empresas, análise de sistemas, ciência da computação, ciência dos alimentos, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design gráfico, engenharia ambiental, engenharia bioquímica, engenharia da computação, engenharia de alimentos, engenharia de produção, engenharia mecânica, engenharia química, farmácia, jornalismo, marketing, nutrição, processamento de dados, propaganda e marketing, psicologia, publicidade e propaganda, química, química industrial, relações públicas, sistemas de informação e tecnologia da informação.
Os requisitos para as vagas são inglês (a partir do nível intermediário), domínio de informática (pacote Office) e disponibilidade de seis horas diárias para estagiar na capital paulista, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h ou das 13h às 20h. Os benefícios são bolsa-auxílio, 13º, férias, vale-refeição, ajuda transporte, plano de saúde, seguro de vida, desconto em produtos e academia.
As fases do processo seletivo envolvem testes on-line de inglês e raciocínio lógico, dinâmica de grupo, e entrevistas com o RH e requisitante da área.
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Dia do Nutricionista será comemorado com palestras e caminhada no Parque das Dunas
Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel preparou uma programação especial em comemoração ao Dia do Nutricionista, 31 de agosto. As atividades incluem palestras com temas especialmente escolhidos para funcionários, pacientes e acompanhantes, e uma caminhada supervisionada por uma instrutora de Educação Física e com serviço de aferição de pressão arterial.
"O objetivo foi montar uma programação que envolvesse funcionários e pacientes, incentivando a prática de hábitos de vida saudáveis, bem como fornecer informações importantes dos problemas de saúde que afetam nossos pacientes, adultos, idosos e crianças, por isso a escolha de temas como diabetes, doenças renais, hipertensão e erros alimentares", explica a Chefe da Divisão de Nutrição e Dietética do HWG, Maria Elisa Diógenes Freitas.
Anualmente o Dia do Nutricionista é comemorado no hospital, sempre com atividades diferenciadas e atrativas. No ano anterior a programação foi dedicada a incentivar o consumo de alimentos funcionais (fibras, cereais etc) por meio de degustação e divulgação de informações. Este ano, em parceria com o Nast (Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador), a caminhada sairá do Parque das Dunas, começando com uma prática de alongamento, com chegada no Walfredo Gurgel, visando mostrar que ao lado de uma alimentação saudável deve existir também a prática da atividade física.
Programação Dia do Nutricionista
30/08/2010 (Segunda-feira)
9h – Palestra para Pacientes: "Educação Nutricional para Diabetes" (HWG - 3º andar)
9h – Palestra para Pacientes/Acompanhantes da Pediatria: "Erros alimentares na infância: como tratá-los" (HWG - 3º andar)
31/08/2010 (Terça-feira)
7h – Caminhada com saída do Parque das Dunas para o HMWG
8h – Memorial da Divisão de Nutrição (HWG)
9h – Palestra sobre "Síndrome Metabólica" (Auditório do HWG)
9h - Palestra sobre "Insuficiência Renal Crônica" (HWG - 5º andar)
10h – Lanche Funcional
01/09/2010 (Quarta-feira)
9h – Palestra sobre "Hipertensão: Controle e Riscos" (HWG - 2º andar)
02/09/2010 (Quinta-feira)
9h – Palestra: "Fatores que interferem na aceitação da alimentação do paciente queimado" (Centro de Tratamento de Queimados do HWG)
03/09/2010 – (Sexta-feira)
9h – Palestra com o tema "Cirurgias: Alimentação Saudável" (HWG - 4º andar)
Festa de norte a sul do país pelo Dia do Nutricionista
É uma festa especial, afirma a presidente da ASBRAN Marcia Fidelix, que deve ser compartilhada com toda a sociedade, “pois nossa ação ultrapassa as fronteiras do espaço clínico e da pesquisa e se projeta numa perspectiva social”.
Segundo a presidente, a categoria construiu ao longo das últimas décadas uma base sólida que marcou o crescimento não só dos cursos de Nutrição no país, mas também a abertura de novas especialidades, contribuindo para um aumento significativo de profissionais no mercado. “Entre 1995 e 2007 identificamos um aumento superior a 400% no número de cursos de Nutrição no Brasil, sendo no campo da saúde o segundo curso que mais cresceu. Além disso, atualmente 70% dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família implantados no Brasil contam com nutricionistas, o que mostra também o fortalecimento deste profissional na atenção básica”, avalia Marcia, ressaltando também o aniversário da ASBRAN.
Esta força será motivo de celebração em muitos municípios hoje (31) e durante toda a semana. A Associação será representada em algumas destas atividades por seus diretores.
No Rio de Janeiro, onde foi fundada a ASBRAN (na época ABN – Associação Brasileira de Nutricionistas), haverá uma Audiência Pública sobre o tema “O Compromisso do Nutricionista com o Direito Humano à Alimentação Adequada”, promovida pela Comissão de Segurança Alimentar da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj em parceria com o Conselho Regional de Nutricionistas – 4ª Região.
No Paraná a festa lembra também os 30 anos de criação do curso no Estado, em debate promovido pelo CRN-8 que acontece a partir das 19h no Centro de Convenções de Curitiba – Salão Iguaçu (Rua Barão do Rio Branco, 370). No Rio Grande do Sul, a Associação Gaúcha de Nutrição, o CRN-2 e o Sindicato dos Nutricionistas do RS – SINURGS realizam duas palestras com o tema Direito Humano à Alimentação é Lei: a prática do Nutricionista neste contexto, às 18h30 no IPA – Rua Joaquim Pedro Salgado, nº 80.
Ainda no sul, o CRN-10, junto com onselho Regional de Nutricionistas de Santa Cataria juntamente com o Sindicato dos Nutricionistas no Estado de Santa Catarina e a Associação Catarinense de Nutricionistas realizará nas cidades de Florianópolis, Jaraguá do Sul e Chapecó eventos para confraternização dos profissionais.
Do sul para o norte do país, a programação conta ainda com uma ação educativa do CRN-7 em supermercados até 1º de setembro. Já a Associação Sul-mato-grossense de Nutrição promove neste 31 de agosto o 1º Encontro dos nutricionistas de Dourados.
Em Salvador, a agenda começou cedo, logo no início do mês, com uma série de palestras programadas pelo CRN-5; Aracaju também realizou evento de integração de profissionais.
Ainda no Nordeste, ampla programação do CRN-6 incluiu eventos em Recife, João Pessoa, entre outras cidade. Em São Paulo e interior, o CRN-3 uniu-se ao Sesc e universidades para uma ação de utilidade pública, com atendimento à população no dia 27.
CRIAÇÃO DA ASBRAN E DIA DO NUTRICIONISTA
O Dia do Nutricionista, 31 de agosto, foi instituído em referência à data de criação da primeira associação da categoria, a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), no Rio de Janeiro, em 1949, que deu origem à Federação Brasileira de Nutrição (Febran) e, posteriormente, à atual Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). A ABN foi idealizada por Firmina Sant’Anna, sua primeira presidente e pioneira na chefia de um serviço de alimentação.
Em 24 de outubro de 1939, foi criado o primeiro curso de Nutrição do Brasil, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com duração de um ano. Em 1966, o período para a conclusão passou para três anos. Em 1972, o Ministério da Educação estabeleceu que tais cursos teriam a duração de quatro anos, divididos em oito semestres. A Lei nº 5.276, de 24 de abril de 1967, regulamentou a profissão do nutricionista. Em 20 de outubro de 1978, foi sancionada a Lei nº 6.583, que criou os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas com a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional. A instalação dos Regionais foi feita a partir de 1980.
EXPANSÃO DO MERCADO PROFISSIONAL
A criação do primeiro Programa Nacional de Alimentação e Nutrição, em 1972, impulsionou a criação dos cursos de Nutrição e o mercado de trabalho para os nutricionistas. A profissão se expandiu dos hospitais e Serviços de Alimentação da Previdência Social (SAPS) para efetivamente assumir as escolas, os restaurantes de trabalhadores, docência, indústria, marketing, nutrição em esportes, saúde suplementar, núcleos de assistência à saúde da família.
CONQUISTAS EM 2010
Os últimos meses foram marcados por importantes avanços para os nutricionistas brasileiros. Depois de comemorarem a promulgação da Emenda Constitucional (PEC) 047/2003, que inclui a alimentação entre os direitos sociais da Constituição Federal, em fevereiro, a categoria vibrou com o decreto que institui a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional assinado este mês pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tramitam ainda em fase final no Congresso também dois projetos que tratam da prática profissional, jornada e condições de trabalho dos nutricionistas e piso salarial.
Fonte:http://www.asbran.org.br/
Saúde da criança é tema da VI Semana de Educação Física e Nutrição
Com o objetivo de estimular uma formação que garanta a promoção à saúde no crescimento da criança e do adolescente, os cursos de Nutrição e Educação Física organizaram a VI Semana de Educação Física e Nutrição da UnP. O tema central do evento, que acontece no período de 13 a 18/09, durante o dia e à noite, é "Alimentação e atividade física na promoção do crescimento saudável"
Mais informações nas direções dos cursos de Nutrição (84) 3215-1208 e Educação Física (84) 3215-1202.
sábado, 28 de agosto de 2010
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Curso de Nutrição Infantil SP
Curso de Nutrição Infantil
Data
14 de Agosto (Sábado) - das 8h00 às 13h00
Público-alvo
Nutricionistas, mães, pais, cuidadores, educadores e demais interessados.
Conteúdo Programático
Aleitamento materno
- Processo de produção e secreção do leite;
- Influência da dieta na composição do leite materno;
- Dificuldades na amamentação;
- Vantagens;
- Orientações para mães que trabalham fora de casa;
- Mitos.
Alimentação dos 06 meses aos 02 anos de vida da criança
- Desenvolvimento da criança;
- Introdução dos alimentos complementares;
- Escolha dos alimentos;
- Preparo da alimentação;
- Oferta dos alimentos ao bebê;
- Alimentação a partir dos 06 meses de vida da criança que não se encontra
em regime de aleitamento materno (riscos à saúde da criança alimentada
com fórmulas lácteas);
- Mitos.
Palestrante
Vanessa Grace, nutricionista especialista em nutrição infantil pela UNIFESP.
Investimento
R$ 130,00
Incluso
Material Didático, coffee break e certificado.
Local
Av. Paulista, 807 – 18° andar – cjto 1801
São Paulo - SP
Próximo a estação Brigadeiro do Metrô ao lado da Fnac
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Reativado o Sindicato de Nutricionistas do RN
A todos que compõem a chapa do Sindicato no RN,parabéns pela conquista, resultado de uma luta forte, perseverante e que agora torna-se realidade; espero que nosso sindicato possa cada vez mais ter a adesão de todos os colegas, e se fortalecer a cada dia, em busca da concretização dos nossos interesses profissionais! sucesso!
I SIMPÓSIO MOSSOROENSE DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO - UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR.
DATA: 13 a 15 de AGOSTO.
LOCAL: HOTEL VILLA OESTE
CH; 20horas. certificados ao final do evento
INFORMAÇÕES: : www.multidisciplinar2010.com.br
ORGANIZAÇÃO: 1ª TURMA DE MEDICINA UERN.
PREÇO: ESTUDANTE E TECNICOS : 40 REAIS
PROFISSIONAL: 70 REAIS
PROGRAMAÇÃO:
Epidemiologia e fatores de risco para as doenças cerebrovasculares
Acidente Vascular Encefálico Isquêmico (AVCI)
Rotinas de Enfermagem no AVE agudo
Manejo Intensivo do paciente com AVE agudo
Cuidados de Enfermagem em UTI no paciente com AVE
Papel da atenção básica na prevenção e cuidados no paciente com AVE
Cuidados de Enfermagem na Atenção Básica ao paciente com AVE
Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico
Hemorragia Subaracnoidea Aguda: Etiologia, Diagnostico e tratamento
HSA: tratmento das complicações
Cuidados de Enfermagem no Pós-operatório de Neurocirurgia
Manejo cardiologico do paciente com AVE
Reabilitação Cardiovascular do paciente com AVE
Manejo nutricional em doenças cerebrovasculares
Fonoaudiologia nas doenças cerebrovasculares
Reabilitação Neurologica do paciente com AVE
Marketing em Saude
www.multidisciplinar2010.com.br"
Vida saudável: alimente esta ideia
Carla França - Repórter
A máxima ‘você é o que come’ nunca foi tão usada como nos últimos tempos. Isso porque estamos cada vez mais preocupados em ter uma vida saudável, que é decorrência dos nossos hábitos alimentares. Mas apesar dessa preocupação, o brasileiro - principalmente aquele que mora nos grandes centros - ainda se alimenta muito mal.
“O ritmo acelerado das grandes cidades, as pessoas acabam comendo os fast foods, que são mais rápidos e práticos. Longe dos grandes centros, esse modismo ainda não pegou bastante. No Nordeste também ainda encontramos a preferência por alimentos naturais”, diz a psicóloga e culinarista Elizabeth Calderado.
Ela esteve em Natal ministrando o minicurso ‘Culinária para uma vida saudável’ oferecido durante a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu na última semana, no Campus da UFRN.
Elizabeth diz que outra vantagem do Nordeste é a variedade de frutas, verduras e legumes cultivados nessa região. O que falta é saber utilizar esses alimentos ao nosso favor. E foi justamente isso que ele ensinou no minicurso.
A substituição dos alimentos é uma boa alternativa para quem quer estar em dia com a saúde. É possível se alimentar de forma saborosa com uma troca imperceptível de alguns produtos. “Montamos um cardápio com alimentos menos gordurosos e calóricos sem alterar o sabor da refeição. Os produtos integrais e naturais são ótimas opções”.
Um exemplo é a farinha de trigo integral, que pode substituir, na maioria das receitas, a tradicional e ainda mais vitaminas, proteínas, além de fibras. O mesmo acontece com o arroz integral. Como dele só é retirada a casca, os nutrientes concentrados na sua película e gérmen conferem mais vantagens à saúde do que o arroz processado, que mantém apenas o endosperma do grão, rico em amido.
“A gente precisa saber que é possível substituir alguns alimentos sem causar prejuízo ao sabor das receitas E o mais importante, é preciso conhecer mais para saborear sem medo essas ‘misturas saudáveis”, aconselha a culinarista.
Lição que os alunos do minicurso aprenderam muito bem. Como é o caso do estudante de Educação Física, da Bahia, Guilherme Costa. Ele gosta de cozinhar e as aulas serviram para que ele perdesse o preconceito contra os alimentos integrais.
“O curso foi muito útil, aprendi muitas dicas sobre a substituição e mistura dos alimentos. Em uma das aulas, fizemos um arroz integral ao molho de mangaba que ficou maravilhoso. Se não tivesse participado da preparação, não saberia que era integral”, diz Guilherme.
Para a estudante de Veterinária, Juliana Galvão, as aulas vão servir, principalmente, para o pai, que é diabético. “Tudo que a gente fez aqui, levei um pouquinho para ele experimentar. Os que ele aprova, vou começar a fazer para ele. E vai servir para o resto da família que também tem problemas de saúde”, diz Juliana.
Quanto mais colorido o prato, melhor
Já que a alimentação balanceada é a base da nossa saúde é preciso estar atento a ela todos os dias da semana. Especialmente aquelas pessoas que costumam se alimentar nos restaurantes das empresas ou em estabelecimentos do tipo self-service, onde a diversidade é grande e a tentação de encher o prato de guloseimas é maior ainda.
Mesmo comendo todos os dias em restaurantes, é possível montar um prato de forma equilibrada, que contenha os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.
A maioria dos restaurantes – independente do preço- oferece opções de verduras e legumes. Além do tradicional feijão com arroz. “A dica é: quanto mais colorido o prato melhor porque é sinal de que estão presentes os diversos nutrientes de que o corpo precisa”, explica Elizabeth Calderado.
Para quem costuma fazer as refeições em casa e ainda tem tempo para cozinhar, a dica é usar a criatividade na hora de preparar os alimentos. Uma das receitas preparadas durante o curso e que fez muito sucesso entre os alunos foi o pão de abóbora. Além dos ingredientes comuns (óleo, açúcar), o pão leva abóbora, que o deixa mais nutritivo, já que é usa-se menos farinha (veja receita).
O mais legal dessa receita é que o pão pode ser feito com outros produtos menos consistentes como milho verde, cenoura, cebola, abobrinha.
Muita gente não sabe, mas as cascas e os talos dos alimentos podem ser utilizados no preparo e dão um sabor especial às receitas. “A gente pode aproveitar as cascas da cenoura, por exemplo, para para fazer um salpicão. Fica uma delícia”, sugere a nutricionista Juliana Freire, que participou do curso de culinária para tentar colocar na prática a teoria que aprendeu na sua profissão.
VII CURSO DE OBESIDADE
VII CURSO DE OBESIDADE
OBJETIVOS: Abordagens atuais no tratamento e manejo de paciente com algum sobrepeso, no sentido de reciclar os conhecimentos científicos nesse terreno de atuação da medicina clássica assim como suas alterações bioquímicas e funcionais, área especificamente de atuação ortomolecular, metabólica e endócrina. O sentido do mesmo seria de capacitar os profissionais envolvidos nas áreas, para que atuem com maior habilidade no combate e principalmente na prevenção de uma patologia com caráter de epidemia, visto que a mesma atinge indistintamente um grande número de pessoas ao redor do mundo, independente de classe social ou de poder aquisitivo. É necessidade premente que saibamos como nos comportar frente á um problema de saúde, que atinge os pacientes de um modo geral, promovendo as mais variadas complicações patológicas, evoluindo para doença degenerativa crônica, que melhor para tanto seria preveni-la ou se não, contribuir para que o desequilíbrio funcional não acarrete um comprometimento e conseqüente dano maior, ao nosso paciente.Importante também ressaltar o tema de obesidade infantil, que deve ser discutido e saneado o mais rápido possível, para que não tenhamos no futuro, um avanço nas patologias cardíacas, endócrinas e metabólicas.
MÓDULO I
SEXTA 27/08/2010 – 14:00 ÁS 18:00 HORAS
FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DA OBESIDADE
INTERAÇÃO FÁRMACO - NUTRIENTE NA MODULAÇÃO E NEUROTRANSMISSORES
ETIOPATOGENIA DA OBESIDADE
COMO INICIAMOS E TERMINAMOS A INGESTÃO DE ALIMENTOS
MODULAÇÃO DOS NEUROPEPTÍDEOS
MÓDULO II
SEXTA 28/08/2010 - 09:00 ÀS 18:00 HORAS
APORTE ENERGÉTICO
GASTO ENERGÉTICO BASAL E TOTAL
REGULAÇÃO METABÓLICA
SÍNDROME METABÓLICA
PRESCRIÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA NO PACIENTE OBESO
DIETOTERAPIA NA OBESIDADE
NUTRIGENÔMICA O NOVO SABER NO TRATAMENTO DA OBESIDADE
COMO PRESCREVER UMA DIETA PERSONALIZADA
MÓDULO III
SEXTA 29/08/2010 - 09:00 ÁS 12:00 HORAS
TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA OBESIDADE
FARMACOLOGIA ORTOMOLECULAR DA OBESIDADE
TRATAMENTO CIRÚRGICO DA OBESIDADE - CUIDADOS PRÉ E PÓS
MEU MELHOR E MEU PIOR CASO CLINICO NA OBESIDADE
DISCUSSÃO DE PROTOCOLOS E CONDUTAS
ENTREGA DE CERTIFICADO
LOCAL: FAPES
RUA CAMPEVAS 197 – PERDIZES – TELEFONE (11) 3672-1122/3873-4000 – SITE: www.fapes.net - EMAIL: fapes@fapes.net
Mega Evento Nutrição 2010 - Informações Importantes
• 11º Congresso Internacional de Gastronomia
e Nutrição
• 6º Fórum Nacional de Nutrição
• 5º Simpósio Internacional da American
Dietetic Association (USA)
• 3º Simpósio Internacional da Nutrition Society (United Kingdom)
• 3º Simpósio Internacional do Le Cordon
Bleu (França)
• 1º Simpósio Internacional da Asociación Española de Dietistas-Nutricionistas (Espanha)
• 2º Concurso de Gastronomia Saudável
Participe do Mega Evento Nutrição 2010 - o maior evento de Nutrição da América Latina - e se atualize, mantendo-se sintonizado com o estado da arte da nutrição.
Diferenciais do Mega Evento Nutrição 2010:
• são 2 congressos internacionais, 1 fórum nacional, 4 simpósios internacionais (USA, Inglaterra, Espanha e França) e 11 cursos pré-congresso em nutrição clínica, nutrição hospitalar, nutrição esportiva, nutrição e estética, gastronomia, food service e saúde pública (mais de 100 hs de palestras, simpósios, demonstrações e cursos) - as inscrições com valores promocionais poderão ser efetuadas até 27/ago/2010
• conta com o apoio e presença das principais entidades internacionais do setor de nutrição e alimentação (American Dietetic Association (USA), Nutrition Society (England), Le Cordon Bleu (France), Associación Española de Nutricionistas y Dietistas (Espanha))
• conta com o apoio das principais entidades nacionais do setor de nutrição e alimentação (Asbran, Anerj, Agan, Anees, Asman, Crn1, Crn2, Crn4, Crn5, Crn6, Crn7, Crn8, Crn9, Sbcbm, Instituto Minha Escolha, Abima, Abiq), além de vários hospitais e universidades
• 2o Concurso de Gastronomia Saudável, com o aval do Le Cordon Bleu (França), onde duplas (Chef e Nutricionista) de todo o país estarão concorrendo a um curso em Paris na mais importante escola de gastronomia da atualidade - as receitas estarão sendo recebidas até 31/ago/2010
• serão premiados os melhores trabalhos em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Nutrição e Saúde Pública e Food Service (os melhores Temas Livres e também os melhores Pôsteres) - os trabalhos científicos estarão sendo recebidos para avaliação até 31/ago/2010
• ocupa uma área de exposições com mais de 2.200 m2, com as principais e mais importantes empresas do setor (utiliza o 4o e o 7o andares do Centro de Convenções Frei Caneca, incluindo a área de exposições, o grande teatro e mais 5 auditórios)
• A Associação Brasileira de Nutrição realiza em 30/set/2010, no Mega Evento Nutrição 2010, o processo de concessão do Título de Especialista. Participe e conquiste mais este reconhecimento! A inscrição deverá ser efetuada até 31/ago/2010
• Pontuações do Mega Evento Nutrição 2010 para o Título de Especialista da ASBRAN (11º Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida vale 6 pontos; 11º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição vale 6 pontos; 6º Fórum Nacional de Nutrição vale 1 ponto)
| ||
| ||
| ||
| ||
| ||
| ||
| ||
| ||
| ||
|