sábado, 28 de agosto de 2010
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Curso de Nutrição Infantil SP
Curso de Nutrição Infantil
Data
14 de Agosto (Sábado) - das 8h00 às 13h00
Público-alvo
Nutricionistas, mães, pais, cuidadores, educadores e demais interessados.
Conteúdo Programático
Aleitamento materno
- Processo de produção e secreção do leite;
- Influência da dieta na composição do leite materno;
- Dificuldades na amamentação;
- Vantagens;
- Orientações para mães que trabalham fora de casa;
- Mitos.
Alimentação dos 06 meses aos 02 anos de vida da criança
- Desenvolvimento da criança;
- Introdução dos alimentos complementares;
- Escolha dos alimentos;
- Preparo da alimentação;
- Oferta dos alimentos ao bebê;
- Alimentação a partir dos 06 meses de vida da criança que não se encontra
em regime de aleitamento materno (riscos à saúde da criança alimentada
com fórmulas lácteas);
- Mitos.
Palestrante
Vanessa Grace, nutricionista especialista em nutrição infantil pela UNIFESP.
Investimento
R$ 130,00
Incluso
Material Didático, coffee break e certificado.
Local
Av. Paulista, 807 – 18° andar – cjto 1801
São Paulo - SP
Próximo a estação Brigadeiro do Metrô ao lado da Fnac
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Reativado o Sindicato de Nutricionistas do RN
A todos que compõem a chapa do Sindicato no RN,parabéns pela conquista, resultado de uma luta forte, perseverante e que agora torna-se realidade; espero que nosso sindicato possa cada vez mais ter a adesão de todos os colegas, e se fortalecer a cada dia, em busca da concretização dos nossos interesses profissionais! sucesso!
I SIMPÓSIO MOSSOROENSE DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO - UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR.
DATA: 13 a 15 de AGOSTO.
LOCAL: HOTEL VILLA OESTE
CH; 20horas. certificados ao final do evento
INFORMAÇÕES: : www.multidisciplinar2010.com.br
ORGANIZAÇÃO: 1ª TURMA DE MEDICINA UERN.
PREÇO: ESTUDANTE E TECNICOS : 40 REAIS
PROFISSIONAL: 70 REAIS
PROGRAMAÇÃO:
Epidemiologia e fatores de risco para as doenças cerebrovasculares
Acidente Vascular Encefálico Isquêmico (AVCI)
Rotinas de Enfermagem no AVE agudo
Manejo Intensivo do paciente com AVE agudo
Cuidados de Enfermagem em UTI no paciente com AVE
Papel da atenção básica na prevenção e cuidados no paciente com AVE
Cuidados de Enfermagem na Atenção Básica ao paciente com AVE
Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico
Hemorragia Subaracnoidea Aguda: Etiologia, Diagnostico e tratamento
HSA: tratmento das complicações
Cuidados de Enfermagem no Pós-operatório de Neurocirurgia
Manejo cardiologico do paciente com AVE
Reabilitação Cardiovascular do paciente com AVE
Manejo nutricional em doenças cerebrovasculares
Fonoaudiologia nas doenças cerebrovasculares
Reabilitação Neurologica do paciente com AVE
Marketing em Saude
www.multidisciplinar2010.com.br"
Vida saudável: alimente esta ideia
Carla França - Repórter
A máxima ‘você é o que come’ nunca foi tão usada como nos últimos tempos. Isso porque estamos cada vez mais preocupados em ter uma vida saudável, que é decorrência dos nossos hábitos alimentares. Mas apesar dessa preocupação, o brasileiro - principalmente aquele que mora nos grandes centros - ainda se alimenta muito mal.
“O ritmo acelerado das grandes cidades, as pessoas acabam comendo os fast foods, que são mais rápidos e práticos. Longe dos grandes centros, esse modismo ainda não pegou bastante. No Nordeste também ainda encontramos a preferência por alimentos naturais”, diz a psicóloga e culinarista Elizabeth Calderado.
Ela esteve em Natal ministrando o minicurso ‘Culinária para uma vida saudável’ oferecido durante a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu na última semana, no Campus da UFRN.
Elizabeth diz que outra vantagem do Nordeste é a variedade de frutas, verduras e legumes cultivados nessa região. O que falta é saber utilizar esses alimentos ao nosso favor. E foi justamente isso que ele ensinou no minicurso.
A substituição dos alimentos é uma boa alternativa para quem quer estar em dia com a saúde. É possível se alimentar de forma saborosa com uma troca imperceptível de alguns produtos. “Montamos um cardápio com alimentos menos gordurosos e calóricos sem alterar o sabor da refeição. Os produtos integrais e naturais são ótimas opções”.
Um exemplo é a farinha de trigo integral, que pode substituir, na maioria das receitas, a tradicional e ainda mais vitaminas, proteínas, além de fibras. O mesmo acontece com o arroz integral. Como dele só é retirada a casca, os nutrientes concentrados na sua película e gérmen conferem mais vantagens à saúde do que o arroz processado, que mantém apenas o endosperma do grão, rico em amido.
“A gente precisa saber que é possível substituir alguns alimentos sem causar prejuízo ao sabor das receitas E o mais importante, é preciso conhecer mais para saborear sem medo essas ‘misturas saudáveis”, aconselha a culinarista.
Lição que os alunos do minicurso aprenderam muito bem. Como é o caso do estudante de Educação Física, da Bahia, Guilherme Costa. Ele gosta de cozinhar e as aulas serviram para que ele perdesse o preconceito contra os alimentos integrais.
“O curso foi muito útil, aprendi muitas dicas sobre a substituição e mistura dos alimentos. Em uma das aulas, fizemos um arroz integral ao molho de mangaba que ficou maravilhoso. Se não tivesse participado da preparação, não saberia que era integral”, diz Guilherme.
Para a estudante de Veterinária, Juliana Galvão, as aulas vão servir, principalmente, para o pai, que é diabético. “Tudo que a gente fez aqui, levei um pouquinho para ele experimentar. Os que ele aprova, vou começar a fazer para ele. E vai servir para o resto da família que também tem problemas de saúde”, diz Juliana.
Quanto mais colorido o prato, melhor
Já que a alimentação balanceada é a base da nossa saúde é preciso estar atento a ela todos os dias da semana. Especialmente aquelas pessoas que costumam se alimentar nos restaurantes das empresas ou em estabelecimentos do tipo self-service, onde a diversidade é grande e a tentação de encher o prato de guloseimas é maior ainda.
Mesmo comendo todos os dias em restaurantes, é possível montar um prato de forma equilibrada, que contenha os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.
A maioria dos restaurantes – independente do preço- oferece opções de verduras e legumes. Além do tradicional feijão com arroz. “A dica é: quanto mais colorido o prato melhor porque é sinal de que estão presentes os diversos nutrientes de que o corpo precisa”, explica Elizabeth Calderado.
Para quem costuma fazer as refeições em casa e ainda tem tempo para cozinhar, a dica é usar a criatividade na hora de preparar os alimentos. Uma das receitas preparadas durante o curso e que fez muito sucesso entre os alunos foi o pão de abóbora. Além dos ingredientes comuns (óleo, açúcar), o pão leva abóbora, que o deixa mais nutritivo, já que é usa-se menos farinha (veja receita).
O mais legal dessa receita é que o pão pode ser feito com outros produtos menos consistentes como milho verde, cenoura, cebola, abobrinha.
Muita gente não sabe, mas as cascas e os talos dos alimentos podem ser utilizados no preparo e dão um sabor especial às receitas. “A gente pode aproveitar as cascas da cenoura, por exemplo, para para fazer um salpicão. Fica uma delícia”, sugere a nutricionista Juliana Freire, que participou do curso de culinária para tentar colocar na prática a teoria que aprendeu na sua profissão.
VII CURSO DE OBESIDADE
VII CURSO DE OBESIDADE
OBJETIVOS: Abordagens atuais no tratamento e manejo de paciente com algum sobrepeso, no sentido de reciclar os conhecimentos científicos nesse terreno de atuação da medicina clássica assim como suas alterações bioquímicas e funcionais, área especificamente de atuação ortomolecular, metabólica e endócrina. O sentido do mesmo seria de capacitar os profissionais envolvidos nas áreas, para que atuem com maior habilidade no combate e principalmente na prevenção de uma patologia com caráter de epidemia, visto que a mesma atinge indistintamente um grande número de pessoas ao redor do mundo, independente de classe social ou de poder aquisitivo. É necessidade premente que saibamos como nos comportar frente á um problema de saúde, que atinge os pacientes de um modo geral, promovendo as mais variadas complicações patológicas, evoluindo para doença degenerativa crônica, que melhor para tanto seria preveni-la ou se não, contribuir para que o desequilíbrio funcional não acarrete um comprometimento e conseqüente dano maior, ao nosso paciente.Importante também ressaltar o tema de obesidade infantil, que deve ser discutido e saneado o mais rápido possível, para que não tenhamos no futuro, um avanço nas patologias cardíacas, endócrinas e metabólicas.
MÓDULO I
SEXTA 27/08/2010 – 14:00 ÁS 18:00 HORAS
FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DA OBESIDADE
INTERAÇÃO FÁRMACO - NUTRIENTE NA MODULAÇÃO E NEUROTRANSMISSORES
ETIOPATOGENIA DA OBESIDADE
COMO INICIAMOS E TERMINAMOS A INGESTÃO DE ALIMENTOS
MODULAÇÃO DOS NEUROPEPTÍDEOS
MÓDULO II
SEXTA 28/08/2010 - 09:00 ÀS 18:00 HORAS
APORTE ENERGÉTICO
GASTO ENERGÉTICO BASAL E TOTAL
REGULAÇÃO METABÓLICA
SÍNDROME METABÓLICA
PRESCRIÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA NO PACIENTE OBESO
DIETOTERAPIA NA OBESIDADE
NUTRIGENÔMICA O NOVO SABER NO TRATAMENTO DA OBESIDADE
COMO PRESCREVER UMA DIETA PERSONALIZADA
MÓDULO III
SEXTA 29/08/2010 - 09:00 ÁS 12:00 HORAS
TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA OBESIDADE
FARMACOLOGIA ORTOMOLECULAR DA OBESIDADE
TRATAMENTO CIRÚRGICO DA OBESIDADE - CUIDADOS PRÉ E PÓS
MEU MELHOR E MEU PIOR CASO CLINICO NA OBESIDADE
DISCUSSÃO DE PROTOCOLOS E CONDUTAS
ENTREGA DE CERTIFICADO
LOCAL: FAPES
RUA CAMPEVAS 197 – PERDIZES – TELEFONE (11) 3672-1122/3873-4000 – SITE: www.fapes.net - EMAIL: fapes@fapes.net
Mega Evento Nutrição 2010 - Informações Importantes
• 11º Congresso Internacional de Gastronomia
e Nutrição
• 6º Fórum Nacional de Nutrição
• 5º Simpósio Internacional da American
Dietetic Association (USA)
• 3º Simpósio Internacional da Nutrition Society (United Kingdom)
• 3º Simpósio Internacional do Le Cordon
Bleu (França)
• 1º Simpósio Internacional da Asociación Española de Dietistas-Nutricionistas (Espanha)
• 2º Concurso de Gastronomia Saudável
Participe do Mega Evento Nutrição 2010 - o maior evento de Nutrição da América Latina - e se atualize, mantendo-se sintonizado com o estado da arte da nutrição.
Diferenciais do Mega Evento Nutrição 2010:
• são 2 congressos internacionais, 1 fórum nacional, 4 simpósios internacionais (USA, Inglaterra, Espanha e França) e 11 cursos pré-congresso em nutrição clínica, nutrição hospitalar, nutrição esportiva, nutrição e estética, gastronomia, food service e saúde pública (mais de 100 hs de palestras, simpósios, demonstrações e cursos) - as inscrições com valores promocionais poderão ser efetuadas até 27/ago/2010
• conta com o apoio e presença das principais entidades internacionais do setor de nutrição e alimentação (American Dietetic Association (USA), Nutrition Society (England), Le Cordon Bleu (France), Associación Española de Nutricionistas y Dietistas (Espanha))
• conta com o apoio das principais entidades nacionais do setor de nutrição e alimentação (Asbran, Anerj, Agan, Anees, Asman, Crn1, Crn2, Crn4, Crn5, Crn6, Crn7, Crn8, Crn9, Sbcbm, Instituto Minha Escolha, Abima, Abiq), além de vários hospitais e universidades
• 2o Concurso de Gastronomia Saudável, com o aval do Le Cordon Bleu (França), onde duplas (Chef e Nutricionista) de todo o país estarão concorrendo a um curso em Paris na mais importante escola de gastronomia da atualidade - as receitas estarão sendo recebidas até 31/ago/2010
• serão premiados os melhores trabalhos em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Nutrição e Saúde Pública e Food Service (os melhores Temas Livres e também os melhores Pôsteres) - os trabalhos científicos estarão sendo recebidos para avaliação até 31/ago/2010
• ocupa uma área de exposições com mais de 2.200 m2, com as principais e mais importantes empresas do setor (utiliza o 4o e o 7o andares do Centro de Convenções Frei Caneca, incluindo a área de exposições, o grande teatro e mais 5 auditórios)
• A Associação Brasileira de Nutrição realiza em 30/set/2010, no Mega Evento Nutrição 2010, o processo de concessão do Título de Especialista. Participe e conquiste mais este reconhecimento! A inscrição deverá ser efetuada até 31/ago/2010
• Pontuações do Mega Evento Nutrição 2010 para o Título de Especialista da ASBRAN (11º Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida vale 6 pontos; 11º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição vale 6 pontos; 6º Fórum Nacional de Nutrição vale 1 ponto)
| ||
| ||
| ||
| ||
| ||
| ||
| ||
| ||
| ||
|
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Atualização em aNutrição Cinica Funcional
FUNDAMENTOS DE GESTÃO E SISTEMAS DA QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES INSTITUCIONAIS E DA REDE COMERCIAL
FUNDAMENTOS DE GESTÃO E SISTEMAS DA QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES INSTITUCIONAIS E DA REDE COMERCIAL
HOTEL MANIBU
AV. DOMINGOS FERREIRA, 919 - BOA VIAGEM - RECIFE / PE
HORÁRIO:
08:00 as 12horas / 13:30 as 18.00 hrs
CARGA HORÁRIA:
10 horas
INSCRIÇÕES: www.saunut.com.br
DOCENTES
MAGALI SCHILLING
Nutricionista de Produção e Auditora com habilidades, conhecimentos e vivências em Programas da Qualidade ISO 9001:2000) e Segurança dos Alimentos (HACCP/APPCC); Pós-graduação em Administração da Saúde e Gestão de Alimentos e Vigilância Sanitária.
ESPECIALISTA EM ALIMENTAÇÃO COLETIVA – TÍTULO CONCEDIDO PELA ASBRAN EM 15 DE ABRIL DE 2010;Multiplicadora do HACCP/APPCC pelo Conselho Federal de Nutricionistas; Consultora do PAS – Programa de Alimentos Seguros – SENAC-DN; Instrutora – Nutrição Hospitalar pelo PAS – Programa de Alimentos Seguros – SENAC; Auditora ISO 9001/2008 e APPCC pela certificadora BRTUV- Avaliações da Qualidade;* Instrutora ISO 22000/2005 na Faculdade SENAC/PE; pós graduação EQUALIS (PE) e Faculdade de Ciências Médicas (João Pessoa – PB);* Coordenadora do Programa da Qualidade do Restaurante Chica Pitanga – Boa Viagem, Recife;* Consultora em Boas Práticas e Segurança dos Alimentos.
Autora do Livro: QUALIDADE EM NUTRIÇÃO. Ed. Varela , São Paulo, 151 p.3ª edição Revista e ampliada em junho de 2008 – FISPAL/SP. (Primeira edição: 1995. 2ª edição em julho de 1998).
VIVIANE NUNES DIAS
Especialista em Sistema de Qualidade em Segurança de Alimentos – SENAI ; Consultora N2 do PAS Distribuição; Nutricionista
INVESTIMENTO
· Aluno de graduação
R$ 60,00
· Aluno residência / Pós-graduação
R$ 80,00
· Nutricionista
· Profissionais 3º grau completo
· Profissionais especialistas em Gestão da Qualidade e Segurança dos alimentos
R$ 100,00
Introdução
I – NUTRICIONISTA, PROFISSIONAL DA SAÚDE, E SEGURANÇA DOS ALIMENTOS
1 – Conceito de Saúde pela OMS - 1961
2 - Código de Defesa e Segurança dos Alimentos;
3 - Alimento Seguro: Riscos e Perigos.
3.1 - Apresentação de Casos: Perigos em Alimentos com dados reais/atuais
II - PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E ELABORAÇÃO DE POP E MBP
1 - Princípios da Qualidade.
2 – Ferramentas Clássicas da Qualidade
2.1 – Diagrama de Causas
2.2 – Fluxogramas
3. Programas da Qualidade - Apresentação: 5 “S”, ISO 9001/08 e ISO 22 000/2005.
4 - Estrutura do MBP e POP
III - AUDITORIAS
1 - Conceito e tipos de Auditorias
2 - Elaboração de Check List
3. – Registro de Não Conformidades.
IV- EVIDÊNCIAS, REGISTROS, PLANILHAS
V – Mesa Redonda – Sessão tirar dúvidas com as palestrantes
LANÇAMENTO DO LIVRO
Sessão de Autógrafos das Publicações:
1 – Qualidade em Nutrição – 3ª edição
( R$ 60,00 em espécie/ R$ 70,00 com cheque pré-datado)
2 – Fluxogramas cromáticos – 34 fluxogramas em cores
( R$ 15,00)
2° Forum APAN
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Fao pede que as pessoas fiquem furiosas na luta contra fome
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) lançou uma petição online contra a fome. A campanha visa mobilizar as pessoas a ficarem furiosas com o fato que cerca de um bilhão de pessoas vivem com fome no mundo. O projeto é intitulado "1 billion hungry", que significa 1 bilhão com fome, na tradução literal.
Um apito amarelo é usado como símbolo da campanha. O objeto serve para encorajar as pessoas a apitar contra a fome. A petição tem abrangência mundial e pede que os governos façam da erradicação da fome sua principal prioridade. A meta da campanha é recolher um milhão de assinaturas até o dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. O documento pode ser assinado por meio do site http://www.1billionhungry.org/.
Do total de um bilhão de pessoas que vivem com fome, 642 milhões estão na Ásia e no Pacífico, 265 milhões na África Subsariana, 53 milhões na América Latina e Caribe, 42 no Oriente Médio e norte da África e 15 milhões em países desenvolvidos. A FAO estima que a produção agrícola global precise aumentar em 70% para alimentar uma população estimada em nove bilhões de pessoas em 2050.
23/07/2010